top of page

Consultorias

A consultoria de procedimentos é uma das atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Teoria e prática de Administração pública, no curso de Administração Pública,  como prática de ensino integrada à extensão,  que oportuniza aos estudantes conhecer e vivenciar na prática, os problemas, as dificuldades e necessidades que gestores que atuam na linha de frente na gestão pública enfrentam diariamente.  

 

A prática teve início em 2008, em Florianópolis e Balneário Camboriú, quando as primeiras turmas chegaram à última fase do curso. A prática foi interrompida no segundo semestre de 2009 e reiniciada no primeiro semestre de 2011. Em 2012, com o fechamento do curso de administração pública fora de sede (ESAG), a prática seguiu com a atividade no curso de Administração pública de Florianópolis. 

 

Inicialmente, as atividades foram desenvolvidas em diferentes níveis da administração pública - Executivo municipal e estadual, atendendo demandas de diferentes secretarias. Neste período inicial também foram desenvolvidas ações junto ao poder Judiciário Federal.  

 

Em 2012, a partir de uma parceria com a  Secretaria de Saúde do município de Florianópolis, as ações passaram a estar concentradas neste órgão e em 2019 se iniciou também ações na Secretaria do Estado do Desenvolvimento Social, na área de direitos humanos. Esta segunda parceria perdurou até 2022. Desde então, as atividades continuam a se concentrar no atendimento de demandas da Secretaria de Saúde do município de Florianópolis.   

Um dos principais objetivos desta atividade é propiciar aos estudantes um espaço real de vivência, para que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos e habilidades técnicas adquiridas ao longo da formação, demonstrando sua capacidade de resolver problemas e produzir resultados concretos. 

 

Essa perspectiva construtivista, de interação com gestores públicos e problemas reais, possibilita ao estudante acessar conhecimentos adquiridos, agindo sobre as situações, demonstrando competências e legitimando a qualificação da formação em administração pública.

 

Adicionalmente, a prática oportuniza aprendizagem mútua, entre estudantes em processo de formação, gestores e professores, aproximando universidade e serviço público, que ao trabalharem juntos em torno de desafios concretos e soluções construídas colaborativamente, refletem e agem em torno dos problemas, possibilitando a aprendizagem mútua.

 

Os trabalhos produzidos a cada semestre pelos alunos, professores e pelo LASP são reunidos nos cadernos a seguir:

bottom of page