top of page

Nossa História

esag.jpg

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018 - 2019

2020

2021

2022 - 2023

O Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (LASP) foi pensado, primeiramente, no ano de 2004, logo que o curso de Administração Pública foi fundado, tendo uma turma na cidade de Florianópolis e outra na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

 

O objetivo da coordenadora do curso, Maria Ester Menegasso, era de ultrapassar as fronteiras da universidade.

 

Assim, no ano de 2005, foi criado um grupo de estudos com a ajuda do professor Francisco Heidemann.

 

No mesmo ano, sob a coordenação de Maria Ester Menegasso, foi criado o programa de extensão Incubadora do Conhecimento em Administração Pública, contendo três projetos. Um desses projetos era o LASP, tendo seu foco na discussão e desenvolvimento de atividades relacionadas à gestão pública.

 

Em 2006, houve mudança na nomenclatura do programa de extensão, passando a se chamar Incubadora de Administração de Serviços Públicos, em que o LASP ainda era um projeto. Este teve suas atividades voltadas ao desenvolvimento profissional acadêmico do curso. O Laboratório de Aprendizagem se apoiou no lema “ aprender a fazer fazendo”. No mesmo ano, foi criado o jornal do LASP.

 

Em 2007, o LASP deu continuidade ao desenvolvimento de projetos, programas, consultorias e outras ações visando a discussão de metodologias e estratégias especificas de ensino e aprendizagem. 

 

Além disso, manteve seu grupo de estudos; foi o principal organizador do Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública (ENEAP), que, naquele ano, aconteceu em Florianópolis; criou a LASPODECA e o jornal ÁGORA; organizou o Projeto Recreação Arte e Esporte (PRAE) e ainda prestou auxílio ao Lar Recanto Carinho.

 

Já em 2008, sob a coordenação do professor Marcello Beckert Zapelini, o LASP foi constituído como um programa, sendo composto por três projetos:

1) Núcleo de Estudos em Administração Pública;

2) Consultoria em Administração de Serviços Públicos; e

3) Biblioteca de Administração Pública.

 

Além disso, tinha como proposição geral integrar o ensino, a pesquisa e a prática de Administração Pública no Brasil. Nesse ano, o LASP forneceu apoio à Semana Esaguiana.

 

No ano de 2009, o programa continuou sobre a coordenação do professor Marcelo Beckert Zapelini. Tal como no ano anterior, o LASP desenvolveu três projetos:

1) Biblioteca de Administração Pública;

2) Ciclo de Palestras; e

3) Pré-vestibular comunitário.

 

O Pré-vestibular comunitário foi um dos projetos mais exitosos já realizados pela ESAG. Além das atividades mencionadas, um dos destaques do programa LASP  foi a criação do jornal LASPEX, em versão eletrônica e física.

No ano de 2010, quem coordenou o programa foi o professor Enio Luiz Spaniol. Novamente, o Laboratório desenvolveu três projetos:

1) Ciclo de Palestras;

2) Educação e Cidadania Fiscal; e

3) Diagnóstico Social.

 

Durante todo o ano, as ações do LASP foram divulgadas através do jornal LASPEX.

 

Em 2011, o LASP seguiu sob a coordenação do professor Enio Luiz Spaniol, sendo desenvolvidos, novamente, três projetos:

1) Formação Cidadã, coordenado pelo professor Enio Luiz Spaniol;

2) Bússola Municipal: indicadores de desempenho e reflexos no desenvolvimento sustentável, coordenado pela professora Ivoneti da Silva Ramos; e

3) Multiplicador de Conhecimento: universidade, gestores municipais e comunidade no fortalecimento da formação comunitária, também sob coordenação da professora Ivoneti da Silva Ramos.

Em 2012, ainda sob a coordenação do Enio Luiz Spaniol, os projetos  Bússola Municipal: indicadores de desempenho e reflexos no desenvolvimento sustentável, coordenado pela professora Ivoneti da Silva Ramos; e  Multiplicador de Conhecimento: universidade, gestores municipais e comunidade no fortalecimento da formação comunitária, também sob coordenação da professora Ivoneti da Silva Ramos, incubados pelo LASP, ganham vôos próprios criando um novo programa vinculado ao Curso de Administração pública.

O LASP neste ano desenvolveu três projetos: 

1) Formação Cidadã, coordenado pelo professor Enio Luiz Spaniol;

2) O Administrador público na Sociedade, coordenado pela professora Paula Chies Schommer; e

3) Multiplicador de Conhecimento: universidade, gestores municipais e comunidade no fortalecimento da formação comunitária, coordenado pelo professor Valério Aécio Turnes.

 

Sob a coordenação de Patrícia Vendramini,  o programa incorporou o projeto de Consultoria de procedimentos (2012), coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer e  no total desenvolveu seis projetos em 2013:

 

1) Laboratório de Consultoria de Procedimentos em Serviços Públicos, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer;

2) Conexão, Formação e Atuação Profissional na Área Pública, coordenado pela professora Patrícia Vendramini;

3) Multiplicador de Conhecimento: universidade, gestores municipais e comunidade no fortalecimento da formação comunitária, coordenado pelo professor Valério Aécio Turnes;

4) Engajamento Cidadão, Qualidade de Vida e Combate à Corrupção, coordenado pela professora Paula Chies Schommer;

5) Comunicação entre Administração Pública e Sociedade: rádio, teatro e jornal eletrônico, coordenado pelo professor Enio Luiz Spaniol; e

6) Comunicação entre Administração Pública e Sociedade: TV, redes sociais e jornal eletrônico, coordenado, também, pelo professor Enio Luiz Spaniol.

 

Em 2014 o LASP segue sob a coordenação de Patrícia Vendramini trabalhou com três projetos:

1) Conexão com o Futuro, coordenado pela professora Patrícia Vendramini; 

2) Laboratório de Consultoria de Procedimentos em Serviços Públicos, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer; e

3) Comunicação entre Administração Pública e Sociedade: rádio, televisão e redes sociais, coordenado pelo professor Enio Luiz Spaniol.

 

Em 2015, o programa é coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer, e norteado por três ações:

1) Cadernos de Administração, orientado pela própria coordenadora do LASP, Sulivan Desirée Fischer; 

2) Laboratório de Consultoria de Procedimentos em Serviços Públicos, orientado, também, pela própria coordenadora do LASP, Sulivan Desirée Fischer; e

3) Administração Pública, Comunicando pelo Rádio e TV com a Sociedade, coordenado pelo professor Enio Luiz Spaniol.

Em 2016,  o LASP segue sob a coordenação de Sulivan Desirée Fischer, o programa desenvolveu três ações: 

1)  Consultoria de procedimentos em serviços públicos, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer;

2) Administração pública, comunicando pelo Rádio e TV com a sociedade (Conexão Pública

(programa de TV), Nas Entrelinhas (Programa de Rádio), coordenado pelo professor Enio Luiz Spaniol.

3) Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer.

Em 2017, ainda sob a coordenação de Sulivan Desirée Fischer, devido a expressão alcançada pela ação do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública (2016), houve a necessidade de transformá-lo em um Programa com ações específicas, desvinculando-o do LASP, mas na prática as atividades continuaram a ser desenvolvidas de forma integrada e sob a coordenação também da professora Sulivan Desirée Fischer. 

Com a licença do professor Enio Luiz Spaniol, a ação Administração pública, comunicando pelo Rádio e TV com a sociedade (Conexão Pública (programa de TV), Nas Entrelinhas (Programa de Rádio), passou a integrar o grupo de pesquisa Politeia, coordenado pela professora Paula Chies Schommer.

Neste ano, o LASP se configurou como um projeto caracterizado como Laboratório de Consultoria em Serviços Públicos.

Em 2018 - 2019, o LASP não teve programa com seu nome, mas as ações desenvolvidas pelo programa Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer, seguiram o curso da história do LASP como incubadora de conhecimento em administração pública.

A partir deste ano, os programas de extensão passaram a ter duração de 2 anos.

Em 2020, com a saída da professora Sulivan Desirée Fischer (cedida para o governo do Estado), licença do professor Enio Luiz Spaniol e transformação do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag em Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, que passa a ser gerenciado por uma rede de parceiros, o LASP não desenvolve ações.

Em 2021, o LASP reaparece com o Programa, Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos: entre gestão e políticas sociais, sob a coordenação de Sulivan Desirée Fischer. O programa desenvolveu quatro ações:

  1. Proteção, promoção e prevenção dos direitos das mulheres, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer com a participação de Fabiana de Souza, gerente da política da mulher no governo do Estado de Santa Catarina;

  2. Promoção, proteção e garantia de direitos dos Imigrantes, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer e com a participação de Regina Celia da Silva Suenes, Gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes no governo do Estado de Santa Catarina;

  3. Emendas Impositivas, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer e  com a participação da professora Ivonete da Silva Ramos numa parceria com o Programa Habilis.

  4. Enfrentamento às vulnerabilidades dos profissionais da Polícia Militar da 12ª região, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer e com a participação da Coronel Arlene Souza da Silva Villela. 

    Neste período o LASP contou com a parceria da Secretaria de Saúde do município de Florianópolis, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e a Polícia Militar da 12ª região.

Em 2022 - 2023, o LASP segue com o Programa Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos: Entre gestão e políticas sociais, sob a coordenação de Sulivan Desirée Fischer. Está desenvolvendo três ações:

1)Proteção, promoção e prevenção dos direitos das mulheres; coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer;

2) Proteção, promoção e prevenção dos direitos dos Imigrantes, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer e com a participação de Regina Celia da Silva Suenes, Gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes no governo do Estado de Santa Catarina (2022);

3) Emendas Impositivas para Direitos Humanos e Assistência Social, coordenado pela professora Sulivan Desirée Fischer e  com a participação da professora Ivonete da Silva Ramos numa parceria com o Programa Habilis (2022).

Neste período, o LASP contou com a parceria da Secretaria de Saúde do município de Florianópolis e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, transformada em Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (2023).

bottom of page